19 jul

Alinhamento e balanceamento de Rodas

são duas coisas totalmente diferentes , mas muitas vezes as pessoas ficam confusas. Em poucas palavras, o alinhamento da roda consiste em ajustar os ângulos das rodas de modo que eles estejam perpendiculares ao solo e paralelos uns aos outros . O objetivo destes ajustes é obter a vida máxima do pneu e um veículo que segue reto e estável quando dirigido por uma estrada reta e plana. O balanceamento da roda , por outro lado, permite aos pneus e rodas girar sem causar quaisquer vibrações . Isto é conseguido através da verificação do peso de todos os pontos ​​sobre o conjunto roda/pneu e compensar através da colocação de um peso de chumbo medido no lado oposto da roda de onde já está sendo pesado, equilibrando a distribuição do peso entre  as rodas do veículo. Alinhamento e Balanceamento e com a Sunshine do Brasil.

Como saber se o carro precisa de alinhamento?

Os sintomas de um carro que está fora de alinhamento são:

  • Desgaste irregular ou rápido dos pneus;
  • Puxando ou afastando-se de uma linha reta;
  • Sair de uma linha reta em uma estrada plana;
  • Raios do volante para um lado, enquanto dirigindo em uma estrada reta e plana.

Como saber se o carro precisa de balanceamento?

Os sintomas de uma roda que está fora do balanceamento certo são:

  • Vibração no volante em determinadas velocidades;
  • Vibração no banco ou piso em determinadas velocidades;
  • Padrão de desgaste recortado ou em concha sobre os pneus.

Qual equipamento para balancear escolher? 
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Desgaste irregular por causa do mal alinhamento da roda

Para encontrar se você precisa de um alinhamento, primeiro verifique cada pneu e procure por padrões de desgaste irregulares. O problema com este método , no entanto, é que, se você pode ver um desgaste, pode ser tarde demais para salvar o pneu. É por isso que é um boa ideia ter seu alinhamento verificado periodicamente.

Em cada pneu, coloque  uma moeda e insira-a na banda de rodagem no interior, no centro e no externo. Alguns problemas estão relacionados com a pressão do pneu. Outros, diretamente com o alinhamento e é importante você saber como diferenciá-los. Os resultados podem indicar:

  • Pneu com muita pressão: os sulcos são mais profundos sobre as bordas do que no centro;
  • Pneu com pouca pressão: os sulcos são mais profundos no centro do que nas extremidades;
  • Problemas de alinhamento: sulcos são mais profundos em um lado do que o outro. Passe a mão para trás e para a frente da banda de rodagem, tendo o cuidado para não se cortar em qualquer sujeira ou fio de cinta de aço exposto. Se o piso é liso em uma direção, mas irregular no outro você tem um padrão de desgaste que é causado pelo mal alinhamento.

As duas primeiras condições não chamam para um alinhamento. Se estes padrões de desgaste são excessivos, você deve substituir os pneus com urgência. O ideal é fazer um diagnóstico com um bom mecânico e manter a manutenção dos seus pneus em dia.

 

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é nunca deixe de fazer revisões no alinhamento e balanceamento de seu veículo!

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