17 fev

Qual a diferença dos equipamentos de alinhamento?

Como dito anteriormente manter as rodas do carro alinhadas é fundamental para ter estabilidade e segurança ao dirigir, e fazer isso com tecnologia torna o procedimento ainda mais valioso, tanto para o seu cliente como para sua empresa.

Para auxiliar o processo de alinhamento temos os equipamentos de alinhamento automotivo; no mercado existem várias soluções. Popularmente temos 3 modelos bem conhecidos, vamos falar um pouco sobre cada um; São Eles: Alinhamento Laser, Alinhamento Digital (CCD) e o Alinhamento 3D.

Todos têm um princípio semelhante, a principal diferença está na tecnologia empregada e nos recursos únicos de cada um.

 

Alinhamento Laser:

Este modelo de equipamento possui emissor de luz ou de laser que é preso à roda do carro. Ao ser ligado, o feixe luminoso é apontado para um painel de escala onde são feitas as medições. A detecção dos valores é analógica e a leitura e a interpretação dos resultados são feitas pelo alinhador. Esse é o modo mais tradicional para realizar o alinhamento de direção.

Atualmente este equipamento está presente em pequenas oficinas ou em locais com pouco acesso a tecnologia dos novos equipamentos, não desmerecendo o mesmo e sua qualidade se tiver um bom profissional operando o mesmo.

 

Alinhamento CCD (Computadorizado ou Digital):

O alinhamento computadorizado é mais preciso do que com os painéis laser, pois possui as medidas originais de fábrica, oferecendo maior eficiência na realização do procedimento.

Além disso, uma máquina de alinhamento desse tipo ocupa pouco espaço da oficina, já que não contam com o painel de escalas.O procedimento operacional do alinhamento de direção digital é simples, rápido e seguro. A diferença para o sistema a laser é que a leitura da geometria veicular é analógica e feita por meio de um painel. No alinhamento digital, os valores de Cáster, Camber, Divergência e Convergência aparecem digitalmente no display das cabeças que foram acopladas nas garras que estão presas à roda do veículo. Em modelos mais tecnológicos deste equipamento tem se a opção da transferência dessa informação ser feita através de WI-FI o que agiliza um pouco o processo do Alinhamento.

Assim, o alinhador consegue comparar os resultados obtidos na leitura com a geometria veicular original de fábrica para então fazer, caso necessário, os ajustes nas rodas e na direção do veículo.

Alinhamento 3D:

O alinhamento em 3D é um sistema de regulagem da suspensão dos veículos por meio do uso da tecnologia de um computador. Ele compara números atuais ( dos ângulos das rodas) com números originais de fábrica. Todo o processo computadorizado envolve a leitura de três parâmetros de análise. São eles x, y, z, para cada uma das rodas do veículo.

As câmeras de leitura usada nesse tipo de alinhamento possibilita a coleta de informações muito mais detalhadas do veículo em três dimensões, alem de permitir que o sistema atualize essa informação em tempo real facilitando a vida do operador.

Passos básicos da operação de um 3D:

O primeiro passo é a instalação dos alvos (sensores) nas quatro rodas do veículo;
Os pneus são movimentados para frente, para trás e para os lados;
Uma câmera presente no equipamento captura as informações desses sensores;
O software faz a comparação dos dados obtidos na leitura com seu banco de dados de fábrica;
O Software faz o diagnóstico do que precisa ser ajustado;
Só então o mecânico faz os reparos, munido de informações bastante precisas.

Uma das principais vantagens do sistema de alinhamento 3D é a sua precisão. Por meio das informações contidas no computador, o veículo ficará novamente com o alinhamento de fábrica. Isso irá melhorar a estabilidade do veículo e aumentar a durabilidade dos pneus.

O sistema de alinhamento por imagem 3D é o sistema de diagnóstico mais moderno, rápido e preciso. Isso porque os desalinhamentos são medidos por meio de um sistema de detecção. Ele é composto por câmeras de alta resolução e por sensores com alta definição instalados nas rodas.

Para Finalizar

Em resumo todos os equipamentos conseguem desempenhar as funções básicas para alinhar o carro, a grande diferença entre eles é a qualidade, precisão e confiança de um para o outro. Enquanto no laser precisamos de confiar plenamente no profissional que faz o serviço sem termos parâmetros, no alinhamento  3D conseguimos visualizar isso de forma mais clara e intuitiva, com mais velocidade e precisão, agregando mais valor e agilidade para o seu negócio. A Sunshine do Brasil é líder em tecnologia e inovação em equipamentos de Alinhamento 3D, confira nossos equipamentos.

Deixe um comentário