03 fev

Qual a importância do Alinhamento Automotivo?

O que é geometria automotiva?

Durante a fase de projeto de um novo modelo de carro, vários pontos são levados em consideração tanto para estética como para segurança do veículo. Uma parte essencial e fundamental para a segurança e estabilidade do veículo é a suspensão do mesmo, que é responsável por absorver impactos (de nossas estradas) e garantir que o carro continue em sua trajetória.

Essas medidas e ângulos formam a Geometria do carro.

Quando ele sai novinho de fábrica o alinhamento tem medidas específicas em cada modelo, formando o desenho de um retângulo entre todas as rodas. Esse alinhamento é uma projeção que permite estabilidade e controle ao dirigir, assim como é desenvolvido para absorver impactos da melhor forma possível.
Para que tudo isso seja possível, as empresas fabricantes gastam milhões em pesquisa.
O desenvolvimento é conduzido por engenheiros de automóveis, que têm de estar muito afiados no estudo da dinâmica veicular.

Importância da Geometria e seu ajuste.

A geometria é necessária para o carro, pois a suspensão dianteira é um sistema flexível projetado para absorver impactos da melhor forma possível. Por não ser um sistema rígido, a suspensão acaba por perder seus pontos de fixação original quando o veículo passa por buracos e outras irregularidades na pista e essa fixação é então corrigida com base na sua geometria.
O uso diário por si só afeta o alinhamento, uma vez que a suspensão é um sistema muito flexível e acaba perdendo sua fixação original nas imperfeições das pistas, somadas a alta velocidade e as estradas com buracos que realmente são um grande problema. Pancadas bruscas em buracos, lombadas, elevações e acidentes com outros automóveis vão afetar esse alinhamento causando uma série de danos ao carro.
Estamos falando de toda dinâmica e comportamento de um veículo.
Acreditem: um carro desalinhado consome mais combustível, desgasta mais os pneus, e torna o veículo extremamente instável e inseguro para se dirigir. E o grande problema, é que só se percebe a insegurança do veiculo no momento de uma frenagem difícil ou do desvio brusco de um obstáculo. O carro desalinhado fica muito difícil de controlar nessas condições e o acidente é quase inevitável.

É importante ressaltar que carros que tiveram suas propriedades originais alteradas não conseguirão ficar com os dados de geometrias iguais aos originais devido a alteração no projeto estrutural do carro. Exemplos: carros rebaixados, sistema de suspensão diferente do original, Rodas com diâmetros fora do padrão de fabrica, assim como pneus com medidas fora dos padrões estabelecidos pela fabricante.

Em resumo a Geometria são as medidas e ângulos que compõe o sistema original de suspensão de um carro. O alinhamento usa dos dados da geometria original do veiculo para se fazer correções e garantir a segurança do carro.
Uso de equipamentos de ultima geração facilitam o processo de “alinhamento” (correção da geometria do carro) e proporciona confiança para o Usuário final, garantindo a satisfação do mesmo.

Conheça nossos equipamentos de Alinhamento automotivo em 3D.

Deixe um comentário