11 fev

Saiba tudo sobre Alinhamento automotivo

Conforme visto anteriormente sobre a geometria, o processo de alinhamento consiste dos ajustes que são feitos para devolver as especificações técnicas da montadora para o conjunto de suspensão (Geometria veicular) e também solucionar os problemas descritos pelo motorista de maneira definitiva.

Quando preciso alinhar o carro?

O alinhamento é um serviço importante e deve ser feito quando se sente dificuldades em conduzir o carro em linha reta e/ou quando o veículo começa a puxar para um dos lados. O desgaste irregular dos pneus também é outro indício de que o veículo não está corretamente alinhado.

Então faça o alinhamento sempre que:

• em que fizer revisões periódicas estipuladas pelo fabricante do veículo;
• Sempre após um impacto forte contra buracos, pedras, guias ou outros objetos;
• Sempre que houver a substituição de algum elemento da suspensão ou da direção;
• Toda vez que notar algum comportamento estranho no veículo, tendendo a ir mais
para um lado ou com dificuldade de se manter na trajetória;
• Quando forem verificados desgastes irregulares nos pneus;
• Sempre que houver substituição de pneus.

Por que fazer alinhamento é importante?

Na maioria dos veículos, o alinhamento previne:
• O desgaste irregular dos pneus, aumentando a sua vida útil;
• O aumento do atrito do pneu no solo, contribuindo para a economia de combustível do veículo;
• O deslocamento do veículo, melhorando a dirigibilidade e a segurança.

 

Quanto tempo demora para alinhar um veículo?

O alinhamento das rodas dianteiras e traseiras é realizado em cerca de 30 minutos. Deve-se levar em consideração que ajustes mais severos podem demorar mais tempo que um simples ajuste da Convergência.
É uma operação simples e deve ser feita por especialistas com equipamentos adequados.
Por isso recomendamos o Alinhamento com os Equipamentos de Alinhamento 3D da Sunshine do Brasil.

 

Ângulos a serem corrigidos:

Os três ângulos mais importantes são:

Cambagem – Consiste em um ajuste do ângulo de inclinação vertical da roda em relação ao solo. “O principal indício de que é necessário fazer esse ajuste também é o desgaste irregular em um dos ombros dos pneus”.
Alguns veículos nem permitem regulagem da Cambagem, mas só quem faz o alinhamento sabe isso. Você pode ligar na concessionária e perguntar se o seu carro tem esse recurso. Nesses veículos, quando realmente há necessidade de corrigir a inclinação da roda, o serviço é feito com macacos hidráulicos.

Caster – É o ângulo de inclinação do pino-rei ou do eixo de direção (linha imaginária que passa pelos pivôs superiores e inferiores da suspensão) em relação à vertical – fornece estabilidade auto-centrante e direcional;

Convergência ou Divergência – É a diferença de distâncias entre as partes dianteiras e traseiras dos pneus (vistos de cima). O seu ajuste promove uma melhoria no padrão de desgaste dos pneus, especialmente sob frenagem.

 

Vantagens de um alinhamento bem feito e no tempo correto.

Fazer manutenções preventivas, especialmente quando elas são simples, gera economia no médio e longo prazo, pois diminuem as idas ao mecânico para corrigir falhas — o que costuma ser mais caro e mais complexo.

Além disso, essas manutenções evitam que outras partes do carro sofram desgaste desnecessário, o que valoriza o veículo no momento da revenda

Manter o alinhamento em dia é essencial para ter conforto ao dirigir, sem que o carro fique “puxando” para um ou outro lado da via, e principalmente, para garantir a durabilidade e vida útil correta do conjunto de pneus. Com o carro desalinhado, o pneu tende a gastar de maneira errada, pois uma parte terá mais contato com a pista do que a outra, além de estar trabalhando sempre “forçado”

 

Então sempre mantenha o seu carro Alinhado para sua segurança e prevenção de seu carro. Prevenir é sempre melhor que remediar. e lembre-se os equipamentos de Alinhamento 3D da Sunshine do Brasil são lideres em tecnologia oferecendo a segurança e qualidade do melhor alinhamento para o seu carro.

Deixe um comentário